top of page
  • Foto do escritorJuliana Bianchi

Qual o custo para casar no civil?

Atualizado: 8 de fev.

Neste artigo você encontrará:



Casamento Além do Romance: Convivência e Aprendizado Diário


Sem romantizar no “estar com alguém que você ama todos os dias”, estar casado é muito mais que isso, é você precisar aprender a conviver (diariamente) com alguém com uma criação completamente diferente da sua e, por conta disso, casar e estar casada foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida e, por isso acho que TODOS deveriam viver uma aventura dessas na vida!


Existem muitas coisas que ninguém conta quando você resolve casar e, uma delas é que para casar existem custos!

 


E quanto custa?


Se optarem pelo regime da comunhão parcial de bens e não quiserem realizar o pacto antenupcial (uma “convenção” matrimonial firmado entre o casal antes do casamento) o gasto em si será apenas a taxa do Cartório do Registro Civil de Pessoa Natural referente ao processo de habilitação e registro, variando entre os municípios e de estado para estado.


Caso optem por outro regime (como comunhão universal de bens ou separação total, por exemplo) é OBRIGATÓRIO que o casal faça um pacto antenupcial antes mesmo de dar entrada no casamento. Assim, esse documento passa a ser requisito para o pedido no cartório.


 

Deste modo, além das custas do casamento também haverá as custas para a escritura do pacto antenupcial e, uma dica é que vocês tirem pelo menos 2 cópias do documento e levem para averbar no cartório de registro de imóveis no local aonde vocês possam vir a ter bens!


Como eu disse, os valores alteram de município e, estão sujeitos ainda a tabela de emolumentos do tribunal de justiça do Estado, mas, hoje, na cidade de Vassouras – RJ, por exemplo, o casamento (sem incluir o casamento religioso) está em torno de R$950,00 e, para fazer o pacto antenupcial com aproximadamente R$270,00, sem contar os valores das cópias e as averbações nos cartórios de registro de imóveis.


Claro que, se o casal se enquadra no perfil de hipossuficiente, é possível fazer o pedido de gratuidade que vai ser analisado pelo juiz de paz.


Conclusão e contato


Se está pensando em casar, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos prontos para te auxiliar!


 

10 visualizações0 comentário
bottom of page