top of page
  • Foto do escritorJuliana Bianchi

Você sabia que o casamento no religioso não tem validade perante o Estado?

Atualizado: 8 de fev.

Neste artigo você encontrará:


Termo Religioso e Reconhecimento Civil



Quando as pessoas casam no religioso não há a emissão de uma ‘certidão de casamento’. No momento do casamento o que o casal terá é um ‘termo religioso’ e, para que tenha efeito civil, isto é, para que o estado reconheça o casamento que foi realizado fora das dependências do cartório, os noivos precisam levar o Termo Religioso no Cartório de registro civil de pessoa natural! Mas, não se preocupa, eu vou te explicar como funciona!


 

Como validar o casamento religioso


O ideal é que, independentemente de escolherem a data para casar primeiro no civil ou no religioso, seja dada entrada no processo de casamento no cartório e escolher a modalidade “civil com religioso”.


Depois de aproximadamente 15 dias (varia de cartório para cartório) será emitida certidão de habilitação do casal (para averiguar a legalidade do ato antes do registro) que deverá ser levada na instituição religiosa que vocês forem se casar. – Esta habilitação ficará com o ministro religioso como registro para a igreja.


É importante perguntar no cartório se eles têm algum modelo para o termo de casamento religioso que deve ser preenchido no dia da cerimônia ou se pode ser o da própria instituição.



 

Termo de casamento


Na data escolhida para a celebração do casamento religioso será preenchido o Termo de casamento que deverá ser assinado pelos noivos, padrinhos (testemunhas) e o celebrante.


O casal tem o prazo de até 90 dias para levar o documento no cartório, devendo ainda reconhecer firma da assinatura do celebrante e, a certidão de casamento ficará pronta na data pelo cartório informada.


Se você está pensando em se casar, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos prontos para te auxiliar!


 


19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page